Chamada pública e international para o cargo de Secretário Técnico o Secretária Técnica

20 de noviembre de 2022

O Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (FILAC), uma organização internacional de natureza paritária, criada em 1992 pela II Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, com sede na cidade de La Paz, Bolívia, lança esta Chamada Pública e Internacional para o cargo de Secretário  Técnico do FILAC para o período 2023-2026.

De acordo com a disposição da XIII Assembleia Geral do FILAC, são estabelecidos os seguintes Termos de Referência onde os critérios e requisitos são especificados:

Objetivo geral do cargo

Executar as tarefas administrativas e operacionais do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe – FILAC.

Objectivos específicos

  • Gerenciar a manutenção e o controle da estrutura de gestão técnico-administrativa;
  • Consolidar a organização institucional e financeiramente.

Funções

O Secretário Técnico do FILAC desempenhará diferentes funções em relação a: o Conselho de Administração, as reuniões do Conselho de Administração e Assembleias, sistemas de gestão, processos gerais, coordenação internacional.  (Veja funções específicas nos termos de referência).

Perfil Profissional

O Secretário Técnico ou Secretária Técnica será um profissional altamente qualificado em termos de formação profissional, experiência e/ou conhecimento e processos próprios; e interculturalidade, os critérios de igualdade de gênero serão privilegiados e não admitirão qualquer tipo de discriminação.

Estudos e graus

Estudos universitários concluídos (licenciatura) em áreas relacionadas ao desenvolvimento humano. Treinamento completo de mestrado em áreas afins é desejável.

Experiência

Pelo menos dez anos de trabalho profissional que inclui: cargos de gestão, gestão técnica e/ou administrativa de programas e projetos, planejamento, pesquisa, consultoria, gestão comprovada de recursos, representação institucional e relações públicas. De preferência, todos estes relacionados ao desenvolvimento, assuntos indígenas e políticas públicas.

Conhecimento especial sobre o setor

Um grau razoável de conhecimento da dinâmica contemporânea dos movimentos indígenas, legislação e políticas públicas e internacionais sobre o setor, bem como um conhecimento amplo e comprovado da paisagem dos povos e organizações indígenas, entidades governamentais e agências de cooperação com esses povos.

Técnico – Capacidade Gerencial

Experiência comprovada e habilidade para o planejamento, administração, gestão técnica e financeira relacionada à visão dos Povos Indígenas e gestão de recursos institucionais tanto financeiros, técnicos, materiais e humanos.

Condições pessoais

  1. Disponibilidade para trabalhar em tempo integral e exclusivo.
  2. Residência permanente na cidade de La Paz, Estado Plurinacional da Bolívia, sede legal do Secretário Técnico.
  3. Disponibilidade para fazer viagens missionárias com relativa frequência dentro e fora da região.
  4. Habilidades para a construção de documentos oficiais e elaboração e apresentação de relatórios.
  5. Experiência desejável na geração de conhecimento.
  6. Liderança.
  7. Imagem pública impecável – ter uma boa reputação.
  8. Conhecimento de espanhol, (excluindo); desejável uma língua indígena, inglês e português.
  9. Ter domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Considerações específicas

  1. Seja preferencialmente indígena homem ou mulher.
  2. Ser nacional dum país membro do FILAC.
  3. Familiarize-se com a questão dos Povos Indígenas na região.
  4. Habilidades demonstradas na facilitação de processos de diálogo, gestão de conflitos e concertação.
  5. Capacidade de gestão intercultural.
  6. Não estar envolvido em qualquer incompatibilidade.
  7. Não ter antecedentes criminais.
  8. Não estar vinculado ao FILAC. Os funcionários interessados em se qualificar devem suspender do seu cargo durante a duração deste Processo de Seleção.
  9. Não ser membro de nenhum órgão de governo do FILAC. Os delegados ou conselheiros interessados em se qualificar devem suspender do seu cargo durante a vigência deste Processo Seletivo.
  10. Não ter vínculos de parentesco até o segundo grau com funcionários da Secretaria Técnica ou membros do Conselho de Administração.

Duração da consultoria

A pessoa que for eleita para o cargo de Secretário Técnico será contratada por três anos, tendo um período probatório de 3 meses. O contrato só poderia ser renovado uma vez após uma avaliação favorável do Conselho de Administração.

Aplicativos

As candidaturas devem ser submetidas online, no seguinte link https://form.jotform.com/223214584541048, devendo anexar online as respetivas certificações da autoridade competente até o 25 de dezembro de 2022.

As candidaturas serão feitas e recebidas a título pessoal. Não há nomeações por país, setor, organização ou de outra forma.

Qualquer comunicação que envolva nomeação ou apresentação de candidaturas por instituições ou organizações, será tomada apenas como uma carta de recomendação e / ou documento que comprove as qualificações e experiência do candidato.

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

ATIVIDADE PRAZO
Lançamento e divulgação da chamada Secretária Técnica em Espanhol, Português e Inglês 20 Novembro até 25 Dezembro 2022
Avaliação de mérito e verificação de antecedentes 26 a 30 Dez 2022
Elaboração duma pequena lista 2 a 6 de Janeiro de 2023
Realização de entrevistas e exames 9 a 13 de Janeiro de 2023
Seleção do Secretário Técnico 16 a 20 de Janeiro de 2023
Nomeação do Secretário Técnico 20 a 24 de Janeiro de 2023
Processo de transição e emenda 30 de Janeiro 2023
Início das funções 1 de Fevereiro 2023

 

Os profissionais interessados em se inscrever para esta chamada devem preencher o formulário on-line antes da data indicada, outros formatos de currículo não serão aceitos.

VEJA A CHAMADA COMPLETA

  1. Convocatoria
  2. Términos de referencia (.pdf)
  3. Formulario de postulación

 

Nuestras Publicaciones

Bienvenido a la sección de publicaciones donde podrás encontrar documentos relacionados con la temática de pueblos indígenas, derechos y interculturalidad. Nuestro objetivo es brindar información y promover el conocimiento sobre estas importantes áreas.

ICI - Sumaq Kawsay

La Iniciativa de Cooperación Indígena (ICI) Sumaq Kawsay busca impulsar y apoyar los procesos de diálogo y trabajo conjunto entre los Pueblos Indígenas, los gobiernos y otros actores relevantes para el desarrollo para el Buen Vivir – Vivir Bien.

UII - Universidad Indigena Intercultural

La  Universidad  Indígena  Intercultural  (UII) es una iniciativa regional de educación su- perior destinada a fortalecer las capacida- des de hombres y mujeres indígenas de todo el continente.

Mujer Indigena

La participación plena de las mujeres y jóvenes indígenas es prioritaria en todo el trabajo que desarrolla el FILAC. Trabajamos para visibilizar y fortalecer la participación plena y efectiva de las mujeres indígenas en la generación de políticas públicas dirigidas a la atención y prevención de las distintas formas de violencia de las que son víctimas.

Juventud Indigena

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

QUIZÁ TAMBIÉN TE INTERESE…

Boletín: FILAC en la COP16

Es un honor para nosotros brindar una visión detallada de nuestra participación en la 16a Conferencia de las Partes de la Convención sobre la Diversidad Biológica de las Naciones Unidas (COP16) y destacar el impacto logrado por FILAC en diversas actividades. Desde el...

¡Juntos por el Vivir Bien de nuestros Pueblos!

Por su composición paritaria, el FILAC ha generado procesos de diálogo para poner en valor un patrimonio de los Pueblos Indígenas cultivado desde tiempos milenarios: la cultura de la paz y el consenso, el respeto a la vida, a la naturaleza, a la diversidad cultural